Reflexões, experiências e poesia no segundo dia de acolhida aos calouros do curso de Letras

 

             O segundo dia de atividades de acolhida aos calouros foi motivador, reflexivo e divertido. 

As atividades preparadas pelo grupo PET Letras, com total apoio da coordenação do curso, foram pensadas a fim de trazer os novos alunos para a nossa realidade, para o nosso mundo.

            A primeira atividade da noite foi a mesa redonda com egressas mestrandas da nossa área, graduadas pela UNIFAL-MG. Foram elas: Andreia Rezende, Jacqueline Lopes e Maria Luiza Alves. As três convidadas da mesa trouxeram em uma conversa agradável suas experiências no curso, suas dificuldades, desafios e o relato de seus atuais trabalhos, mostrando aos ouvintes a ampla atuação permitida ao profissional de Letras enquanto estudante e depois, graduado. 

Andreia Rezende e Jacqueline Lopes discorreram sobre sua formação em língua espanhola, que é a habilitação oferecida pela Universidade além da de língua portuguesa, expondo as experiências adquiridas no Pibid, nos intercâmbios e viagens pessoais para mostrar o reflexo que tais ações causaram em sua relação com a língua. Falaram também sobre o cenário atual do mercado de trabalho do licenciado em espanhol e seu ingresso no mestrado.

Maria Luiza Alves iniciou sua fala fala nos contando sobre sua entrada no curso de Letras, as expectativas que cultivava e as surpresas propostas pela graduação. De forma pertinente ela fala sobre seu processo de graduação nas duas habilitações propostas pela UNIFAL-MG, sua experiência no PET, bem como, sua atuação profissional e o mestrado.

    Após a enriquecedora mesa, os calouros, os veteranos e os professores presentes se reuniram no sarau preparado por nós do PET Letras, para cantar, recitar seus versos preferidos, além de conversar sobre suas expectativas e se conhecer melhor. Durante o aconchegante sarau, e a apresentação musical da discente Joyce Larissa, houve sorteio de brindes gentilmente cedidos pelas convidadas da mesa e pelo professor Ítalo.