Afinal, quem foi Paulo Freire?
Quem foi Paulo Freire?
Paulo Freire foi um educador e filósofo brasileiro, amplamente reconhecido por suas contribuições à pedagogia e teoria da educação crítica. Nascido em 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco, Freire desenvolveu suas ideias em um contexto de profundas desigualdades sociais e políticas, que moldaram sua visão sobre educação como instrumento de transformação social. Sua obra mais famosa, “Pedagogia do Oprimido”, propõe uma abordagem educativa que valoriza a experiência dos alunos e promove conscientização crítica.
Freire defendia uma educação dialógica, em que o educador e o educando são co-autores em todo o processo de aprendizagem (ambos aprendem neste processo, sendo uma troca). Para ele, a educação não deveria ser um ato de depositar conhecimento, mas sim um processo de troca e reflexão, que estimula a autonomia dos alunos e a capacidade de questionar o mundo ao seu redor. Ele via a alfabetização não apenas como um meio de aprendizado de habilidades, mas como uma ferramenta que possibilita a autonomia e a participação ativa na sociedade.
A influência de Paulo Freire ultrapassou fronteiras nacionais e acadêmicas, sendo amplamente adotada em diversos países e contextos educacionais, especialmente em movimentos de alfabetização. Suas ideias continuam inspirando educadores que buscam práticas pedagógicas que promovam a emancipação e transformação social. Freire faleceu em 2 de maio de 1997, mas seu legado permanece vivo, evidenciando a importância da educação crítica como um meio de transformação individual e coletiva.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17°. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação Como Pratica da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8 edição. ed: Ática. São Paulo, 2003.