As principais obras de Paulo Freire

Paulo Freire 

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Neste mês de setembro o Pet traz como tema principal a educação como agente transformador. O foco do mês será no educador e filósofo Paulo Freire e nós do DivulgaLetras apresentaremos uma sequência de posts em homenagem ao educador. 

O intuito deste post que será publicado no dia 16 é apresentar algumas obras do escritor e professor Paulo Freire. Os livros apresentados representam algumas das pesquisas feitas por ele durante sua carreira. 

Contendo 4 livros, sendo estes “Pedagogia do Oprimido (1968)”, “Educação e Mudança (1979)”, “Pedagogia da Autonomia (19 )” e “Educação como prática da liberdade (1967)” o post busca apresentar obras que trazem como temas centrais sua teoria sobre educação crítica e libertadora. Obras que apresentam a importância da educação como ferramenta de transformação social e seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Pedagogia do Oprimido 1968

 

 

“Pedagogia do Oprimido” livro lançado em 1968, traduzido para mais de 25 idiomas, é uma das principais obras de Paulo Freire que aborda a teoria transformadora da educação, um grande referencial para a educação popular no mundo. A obra do educador traz temas como desenvolvimento de uma pedagogia voltada para a classe oprimida, para que esta classe consiga sua emancipação utilizando do pensamento crítico, buscando entender a sua real condição social e que possa ter conhecimento para lutar por melhores condições sociais. 

A obra também problematiza dois tipos de educação: a “bancária” e a “problematizadora” , que são duas correntes educacionais com objetivos distintos. A educação bancária tem como foco manter a hegemonia de classe, ou seja, manter  a relação opressor-oprimido, em contrapartida a problematizadora e libertadora tem por finalidade uma construção de uma sociedade mais crítica e igualitária e com menos opressão.  Organiza e desenvolve temas antes abordados e, ao mesmo tempo, temas que serão aprofundados posteriormente e que de acordo com Ernani Maria Fiori em seu prefácio para o livro: o objetivo principal de uma educação libertadora é fazer com que o ser humano aprenda a “dizer a sua palavra”, não apenas repetir a palavra do outro. “Dizer a sua palavra equivale a assumir conscientemente, como trabalhador, a função de sujeito de sua história[…]”. 

 

Educação e Mudança 1979

 

 

“Educação e Mudança” originalmente escrito em espanhol foi traduzido e publicado no Brasil em 1979. O lançamento deste em portuue foi marcado pelo momento em que o educador brasileiro retorna após quinze anos de exílio. 

A escrita de Paulo Freire na área da educação popular se destaca até hoje, sendo considerado um dos maiores intelectuais do século XX. O tema principal do livro Educação e Mudança é a mudança e a conscientização da sociedade. A prática teórica do autor é gerada pela mudança e pelo papel da educação nesse processo. 

O tema principal do livro Educação e Mudança é a mudança e a conscientização da sociedade. A prática teórica do autor é gerada pela mudança e pelo papel da educação nesse processo. A obra é essencial para a formação de educadores, abordando a necessidade de mudança em todos os processos educacionais, incluindo a alfabetização de adultos. Esse tipo de educação que Freire defende é um desafio para a sociedade. Seu objetivo principal é formar cidadãos e contribuir para a melhoria do ensino.

 

Pedagogia como Prática de Liberdade 1987

 

 

O livro é uma continuação e aprofundamento de suas ideias apresentadas em “Pedagogia do Oprimido”. Nele, Freire discute a prática pedagógica como um meio de promover a liberdade e a conscientização crítica dos educandos. O autor defende que a educação deve ser um processo dialético, no qual professores e alunos colaboram na construção do conhecimento, visando a transformação social e a superação das desigualdades. A obra também enfatiza a importância de uma pedagogia que respeite a experiência dos alunos e que apoie uma autonomia e uma ação crítica por parte dos alunos.

 

Pedagogia da Autonomia 1996

 

 

O livro explora a importância da autonomia na educação e critica a pedagogia tradicional, a qual o autor considera opressiva e autoritária. Deste modo, ele propõe uma educação que valorize a participação ativa dos alunos, encorajando-os a pensar criticamente e os envolvendo num processo de aprendizagem crítica e democrática. Freire defende que a educação deve ser um processo de libertação, onde educadores e educandos colaboram para construir conhecimento e promover a conscientização social através de um pensamento crítico e de uma participação ativa na sociedade.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAÚJO, A. C. P. et al. RESENHA. Educação e mudança, de Paulo Freire. Formação em Movimento, v. 4, p. 659–667, 2022. 

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

FREIRE,  Paulo.Pedagogia do Oprimido.64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GADOTTI, M. Por que continuar lendo pedagogia do oprimido? (RPP)-POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: impasses e desafios contemporâneos. , v. 16, 2012.