A visão do professor segundo Paulo Freire
A visão do professor segundo Paulo Freire
Paulo Freire, renomado educador e filósofo brasileiro, desenvolveu uma visão transformadora sobre o papel do professor na educação como um todo, sendo tratado como o “pai da pedagogia”. Em suas obras, ele propõe uma abordagem democrática e dialógica, na qual o professor assume a responsabilidade de estimular a capacidade crítica dos alunos, promovendo autonomia e engajamento social. Segundo Freire, o processo educativo deve ser uma troca contínua, onde tanto professores quanto alunos são curiosos e ativos, questionando e construindo conhecimento juntos. Essa perspectiva destaca a educação como um ato de libertação, essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos.
Para Freire (2011, p. 28), “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”. Nesse sentido, sob a ótica freiriana, o professor precisa buscar trabalhar no aluno a sua capacidade crítica e autônoma, estimulando que ele se liberte através dos conhecimentos adquiridos e utilize-os para tomar decisões e participar ativamente da sociedade.
A partir dessa perspectiva, o autor ainda salienta que a relação professor-aluno deve ser aberta e dialógica: “o fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala, ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos” (Freire, 2009, p. 86). Nesse ínterim, pode-se inferir que Freire considera imprescindível que o ato de educar seja um ato de libertação e mobilize professores e alunos a uma prática em sala de aula mais efetiva e promissora.
REFERÊNCIA
MARIA DE BEM, Geralda; MOREIRA DA SILVA, Cícero Nilton; GADELHA REGES,Maria Auricélia. Educação e formação docente: uma visão a partir de Paulo Freire.Revista de Educação Popular, v. 20, 2021.