Entrevista com Letícia Santana

No dia 14 de abril de 2025, foi realizada uma entrevista com Letícia Santana que é professora, pesquisadora e editora. Letícia contou um pouco sobre sua trajetória profissional e sua atuação como editora. Ao longo da conversa,também respondeu a várias perguntas sobre o trabalho de edição, desde os desafios da área até o seu processo editorial, passando também pela sua experiência com livros acadêmicos e infantojuvenis.

Ela explicou como sua formação em Estudos de Linguagem influencia o seu trabalho e comentou sobre os erros mais comuns que os autores cometem. Também falou sobre a importância de manter a voz do autor nos textos, mesmo quando é preciso fazer mudanças para melhorar a clareza e a coesão. 

Letícia também compartilhou como é trabalhar com livros infantis e infantojuvenis, especialmente quando se está ligada ao meio acadêmico, e contou um pouco sobre sua experiência na organização da coletânea publicada pela UNIFAL.

Sobre Letícia Santana

Letícia é pesquisadora, editora e professora. É Doutora e Mestra em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, onde também se formou em Letras, com habilitação em Tecnologias de Edição. Fez parte de seu doutorado na Université Sorbonne Paris Nord, na França. Além disso, é licenciada em Letras – Língua Portuguesa e tem formação em Design Editorial.

Tem experiência na área de Linguística, especialmente com Análise do Discurso, trabalhando com temas como narrativas de vida, discursos contra-hegemônicos e decoloniais. Atua também com processos editoriais, tanto impressos quanto audiovisuais, e pesquisa sobre profissionais da edição, com foco em mulheres editoras independentes.

É organizadora do livro “Edição, livros e leitura no cinema: um olhar editorial sobre a tela grande” (Editora Contafios). Atualmente, é professora no curso de Pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos da PUC Minas e professora substituta de Edição na Faculdade de Letras da UFMG.