Entrevista com pesquisador – Elias Ribeiro – Espaço das Letras
No dia 15 de maio, na UNIFAL- MG, aconteceu a entrevista com o pesquisador Elias Ribeiro, doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP, mestre em Estudos Linguísticos e graduado em Letras (Português/Inglês) pela UNESP e professor na UNIFAL. Elias compartilhou suas experiências acadêmicas e pessoais, destacando seu trabalho voltado para o ensino/aprendizagem do português como língua nacional e estrangeira, além de suas pesquisas e pensamentos acerca do ensino de inglês que é oferecido no Brasil.
Durante a entrevista, Elias ressaltou como aspectos de sua vida pessoal influenciaram diretamente sua trajetória profissional. Ele contou que alguns aspectos de diferença linguística os quais vivenciou em sua infância e adolescencia foram o chamariz para despertar o interesse em compreender sobre línguas e seu ensino, e também, sobre como o ensino de línguas pode (ou não) promover inclusão. Essas vivências, dentre outras muitas que foram citadas durante a entrevista, o influenciaram para seguir na área da Linguística Aplicada, com um olhar crítico para as desigualdades linguísticas e educacionais.
Elias também abordou como o ensino do inglês, muitas vezes centrado em modelos estrangeiros, pode impactar negativamente a valorização do português — especialmente entre falantes de variedades não-padrão. Segundo ele, é comum que aprendizes internalizem a ideia de que o português é uma língua “inferior” ao inglês, o que evidencia a urgência de um ensino que considere as implicações sociopolíticas da língua e combata estigmas linguísticos.
Por fim, o professor destacou seu interesse por políticas e planejamento linguístico, defendendo a necessidade de uma educação que valorize tanto o multilinguismo quanto a diversidade interna do português. A entrevista foi marcada por reflexões profundas sobre o papel transformador do ensino de línguas e sobre como a linguagem está no centro de disputas sociais, identitárias e educacionais.