FIGURAS HISTÓRICAS NO MEIO LGBTQIAP+ E DESTAQUE NA LITERATURA
FIGURAS HISTÓRICAS NO MEIO LGBTQIAP+ E DESTAQUE NA LITERATURA
Introdução
O objetivo deste texto foi abordar algumas, dentre muitas, personalidades importantes para a área de letras e para comunidade LGBTQIAP+. Para que possamos relembrar a importância da discussão dessa temática.
Virginia Woolf
Virginia Woolf (1882-1941), foi escritora, ensaísta e editora britânica. Woolf iniciou sua carreira literária em 1915, escreveu uma serie de obras notáveis com grandes enredos e criticas socias, é muito estudada até hoje dada sua importancia para a literatura feminista mundial. Há estudiosos que após uma pesquisa profunda sobre a vida pessoal e literária da autora acreditam que a mesma mantinha um relacionamento com a escritora Vita Sackville-West, enquanto ambas eram casadas.
João Silvério Trevisan
O brasileiro João Silvério Trevisan (1944) é escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor, cineasta e defensor da comunidade LGBTQIAP+. Durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) desistiu do seminário e se assumiu homossexual e lhe fez sair do país para morar nos Estados Unidos. Na década de 70, ao voltar para o Brasil, fundou juntamente com outros militantes o grupo SOMOS, o primeiro grupo organizado de militância homossexual. Escreveu muitos livros acadêmicos, como “Devassos no Paraíso: A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade” com o intuito de promover a diversidade LGBTQIA+ no Brasil. Atualmente Trevisan tem 79 anos.
Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu em 1948 foi escritor, jornalista e poeta brasileiro. Opositor à ditadura militar e gay assumido foi perseguido e se exilou na Europa. Publicou, em 1966, seu primeiro conto intitulado “O Príncipe Sapo”. Escreveu contos, romances, peças de teatro, roteiros de cinema e passou por veículos de imprensa como a revista Veja e o jornal Zero Hora. Os temas abordados por ele em suas obras são sexo, morte e solidão. Foi um amigo próximo da escritora Clarice Lispector. Seu livro mais famoso “Morangos Mofados”(1982) mas em “Onde Andará Dulce Veiga”(1990) a homossexualidade é tratada de maneira específica. Faleceu em 1996.
Rita Von Hunty
Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido por sua persona Rita Von Hunty, nasceu em 17 de outubro de 1990. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Drag Queen brasileiro, professor, ator e youtuber. Aborda sobre diversos assuntos tanto em seu canal quanto em seus artigos, como política, feminismo, empoderamento e principalmente LGBTfobia.
Conclusão
Para a comunidade LGBTQIAP+ e a área acadêmica esses escritores tiveram um papel fundamental em abordar essas temáticas de maneira específica lutando pelos direitos e pela liberdade de expressão da comunidade. Na época em que viveram ajudaram, através da literatura, a promover a diversidade e dar voz aqueles que eram silenciados.
Ainda hoje há um grande preconceito e desinformação sobre a comunidade LGBTQIAP+, levando pessoas a cometer crimes contra os apoiadores. Por isso, devemos continuar a escrever e dar visibilidade a essas figuras históricas que fizeram tanto pela causa, promovendo suas obras e ensinando para as futuras gerações o respeito pela diversidade.
Referências bibliográficas
6 autores LGBTQIA+ que se destacam na literatura brasileira. Disponível em: <https://queer.ig.com.br/2021-04-23/6-autores-lgbtqia–que-se-destacam-na-literatura-brasileira.html.amp>. Acesso em: 19 jun. 2024.
12 figuras LGBTQIAP+ históricas que mudaram o mundo. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura/2018/06/12-figuras-lgbt-historicas-que-mudaram-o-mundo>.Acesso em: 19 jun. 2024
1.706 fotos e imagens de alta resolução de Virginia Woolf – Getty Images. Disponível em: <https://www.gettyimages.com.br/search/2/image?phrase=virginia+woolf>. Acesso em: 19 jun. 2024.
A vida de Rita von Hunty em crônicas no Flipoços 2024. Disponível em: <https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/a-vida-de-rita-von-hunty-em-cronicas-no-flipocos-2024/>. Acesso em: 19 jun. 2024.
Caio Fernando Abreu: Coragem, relevância e atualidade | Instituto Ling. Disponível em: <https://institutoling.org.br/explore/coragem-relevancia-e-atualidade-marcam-o-legado-de-caio-fernando-abreu>.Acesso em: 19 jun. 2024
João Silvério Trevisan. Disponívelem: <https://memorialdaresistenciasp.org.br/pessoas/joao-silverio-trevisan/>. Acesso em: 19 jun. 2024.
LINDON, L. Virginia Woolf’s (not so) secret lesbian relationship – in her own words. Disponível em: <https://www.penguin.co.uk/articles/2021/02/virginia-woolf-vita-sackville-west-letters-love-affair>.Acesso em: 19 jun. 2024.
Um professor de política drag queen? Conheça Rita Von Hunty – Diversidade. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-professor-de-politica-drag-queen-conheca-rita-von-hunty/>. Acesso em: 19 jun. 2024.