Minicurso: tratamento com idosos

 

      Para 2019, o PET Letras prepara um projeto intitulado Ecos da Memória.

Este projeto propõe o recolhimento de histórias dos idosos que vivem no Lar São Vicente de Paula, de Alfenas e a transformação dessas histórias em um livro de memórias em forma de contos ou crônicas. O projeto pretende desenvolver, portanto, um trabalho de aproximação com o asilo e de convivência entre os integrantes do PET – Letras e os idosos, levando a Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, a esse espaço no qual se pretende recolher memórias que possam ser esquecidas, além de valorizar o espaço dos idosos na sociedade.
      Com a finalidade de melhor se preparar para o desenvolvimento do projeto, o PET Letras convidou, ao fim do mês de novembro, a Dra. Maria Fernanda Barroso de Souza, Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Psicogeriatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ) no Centro para Pessoas com Doença de Alzheimer e Outros Transtornos Mentais da Velhice (CDA) (2010) com enfoque em Envelhecimento normal, sadio e patológico (desenvolvimento humano), Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e atendimento clínico. Mestre em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ) (2012) – título do trabalho: “Avaliação Longitudinal da Consciência da Doença na Demência: aspectos Cognitivos, Funcionais e relação com a Sobrecarga do Cuidador”. Doutora pelo IPUB no Projeto de Pesquisa Neuropsiquiatria Geriátrica do PROPSAM (2016) – título do trabalho: “Avaliação longitudinal da discrepância entre a percepção de paciente e cuidador sobre a qualidade de vida do paciente com Doença de Alzheimer”. Realizou modalidade Doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona por 1 ano. Ministrou aulas sobre aspectos do envelhecimento PUC-RIO e IPUB; neuropsicologia em adultos e idosos no CPAF e testes psicológicos no Instituto de Psicologia da UFRJ como Professora Substituta. Atualmente, pesquisadora colaboradora do Instituto Metta.

Com este curso, nos preparamos melhor para o trabalho com os idosos neste projeto que será desenvolvido ao longo do próximo ano e que nos traz ótimas expectativas.