A Casa dos Espíritos

Biografia da autora

Isabel Allende é uma escritora e jornalista nascida na cidade de Lima, no Peru no ano de 1942, tendo atualmente 81 anos, sendo autora de várias obras importantes para a literatura hispano americana. Inicialmente em sua carreira de escritora, Isabel passou a escrever para uma revista feminina como também para uma revista infantil nos anos de 1967, já em 1970 foi apresentadora de um programa de televisão, apresentando um quadro de entrevistas. No ano de 1973, quando ocorreu o golpe militar do Chile, o general Augusto Pinochet depôs o presidente Salvador Allende, tio de Isabel, levando em sua morte durante a instauração da ditadura militar. Nesse contexto, a autora refugia-se com sua família para Caracas, capital da Venezuela.

Sobre a obra

Dentre suas principais obras, se destaca A Casa dos Espíritos (1982) que teve como ponto de partida cartas direcionadas ao seu avô que estava doente e era considerado uma grande figura paterna para Allende. A obra é baseada em lembranças da autora no casarão familiar, em que a mesma passa a infância e juventude em torno de uma atmosfera liberal.

O livro conta a trajetória da família Trueba, que possui diversas mulheres admiráveis e um único patriarca, apresentando como Estaban Trueba, um homem que se desenvolve economicamente até se tornar um dos mais importantes fazendeiros de seu país, ao lado das três personagens apresentadas no livro sua esposa e matriarca Clara que prevê a ruína da família como uma clarividente, a filha Blanca que tem um amor pelo filho do capataz de Esteban e que por consequência deste amor proibido, nasce sua neta Alba, uma menina dotada de uma beleza cintilante.

No livro, Esteban se apresenta como um homem machista, detestável, acostumado a ser obedecido e pé no chão, se destacando das três, que possuem uma ligação maior com o mundo espiritual. Conforme os anos vão passando, o país começa a se modernizar, deixando as velhas oligarquias de lado e culminando na vitória do socialismo durante as eleições.

Filme

A obra foi adaptada para o filme A Casa dos Espíritos, produzido em 1993 pelo diretor Bille August, contendo vários atores famosos da época, como Antonio Banderas, Meryl Streep e Winona Ryder. O filme é uma recriação da história do fazendeiro Esteban, sua esposa clarividente e sua família enfrentando anos conflituosos na América do Sul.