Ampliando o repertório em tempos de quarentena: construções góticas
O que você está fazendo para passar o tempo nessa quarentena?
A série “Ampliando o repertório em tempos de quarentena”, do PET Letras, tem como objetivo proporcionar entretenimento e conhecimento de qualidade para vocês nesses dias de home office. A dica de hoje são as construções góticas, mais especificamente, a Catedral de Notre-Dame.
A arquitetura gótica teve início na França no século XII, só sendo nomeada como gótica no século XVI pelo Giorgio Varsari. O termo gótico surgiu com um sentido pejorativo, já que estava associado ao povo Godos, que destruiu o Império Romano em 410, dando a palavra derivada uma relação com os bárbaros. Entretanto, as catedrais góticas surgiram num contexto abundante e próspero, principalmente com relação ao financeiro, porém só foram começar a ser vistas com bons olhos após o período do romantismo.
A Catedral de Notre-Dame (Nossa Senhora) foi construída entre 1163 e 1345 e se localiza na cidade de Paris, na França. É, hoje, a mais famosa estrutura gótica e traz grandes características dessa arquitetura como torres muito altas, extensos e demasiados vitrais ao longo de toda construção, o exagero de detalhes e a forte presença de esculturas, incluindo as notáveis gárgulas. Essa Igreja ficou muito conhecida, em grande parte, por aparecer no filme “O corcunda de Notre-Dame” (1996), da Disney, que foi baseado em um romance do escritor Victor Hugo.
✨ Vale a pena procurar fotos do exterior e do interior dessa catedral. É de tirar o fôlego! ✨