v. 8 n. 2 (2019): DOSSIÊ DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E OUTRAS ARTES

Você conhece a Revista Entre Parênteses?

Não?

Está na hora de conhecer e apreciar seu número atual. Que tal aprender um pouco mais nessa quarentena?

Considerando a permeabilidade que aproxima a literatura do discurso histórico e de outras representações artísticas, estabelecer leituras acerca das formas como estas relações se constituem permite compreender, de forma mais profunda, as diferentes maneiras como o passado é reconstruído no imaginário humano. Nesse sentido, tanto em romances históricos ou memorialísticos, em releituras da literatura no cinema, na fotografia, na pintura ou em outras formas de representação de natureza artística, é possível perceber como os discursos da historiografia são retomados e reconstruídos pela arte. Por outro lado, cada vez mais a história se apropria de discursos artísticos para compor visões mais complexas do passado. A partir dessas considerações, o presente Dossiê convida a apresentação de artigos que discutam as relações entre literatura, história e outras artes, projetando-se desde diferentes perspectivas, tanto teóricas como em estudos de obras específicas. Organizadores: Dr. Antonio Rafael Paradas (Universidade de Granada) Dr. Carlos Tadeu Siepierski (Universidade Federal de Alfenas) Dra. Katia Aparecida da Silva Oliveira (Universidade Federal de Alfenas)
Publicado: 18-03-2020