Carta à Rainha Louca

CARTA À RAINHA LOUCA

Por: Maria Valéria Rezende.

 

A obra

Trata-se de um romance em formato de uma longa carta. O livro narra uma escrita desesperada de Isabel das Santas Virgens à Maria I, conhecida como a Rainha Louca de Portugal. A personagem principal escreve nesse formato de carta a fim de narrar a respeito de suas desventuras, bem como suas denúncias em razão dos crimes cometidos pelos homens da coroa no território brasileiro.

A história está situada por volta de 1780-1792, mas seu diferencial é que a autora mescla a linguagem da época, resgatando esse momento histórico no Brasil, e a linguagem atual dos brasileiros, formando um vocabulário próprio e único para a obra. Com isso, Carta à Rainha Louca abarca a questão das mulheres nesse Brasil de 1700 e o passado conturbado do país.

 

A autora

Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, na cidade de Santos, atualmente vive na Paraíba desde 1976. A autora é referência no mundo todo com o trabalho que desenvolveu, escrevendo ficção, incluindo obras infantis, poesia e também trabalha como tradutora. Rezende foi contemplada com diversos prêmios, ganhou diversas vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, nas categorias infantil e juvenil, além do Prêmio São Paulo de Literatura.