Minicurso: Como desenvolver resenhas acadêmicas

Nos dias 22 e 23 de maio, os alunos do PET Letras realizaram um minicurso sobre como desenvolver resenhas acadêmicas, com o objetivo de auxiliar alunos da graduação em Letras a compreenderem melhor esse gênero textual e aprimorarem suas produções acadêmicas.

No primeiro encontro, no dia 22,  foi apresentada uma explicação detalhada sobre o que é uma resenha, suas finalidades e as diferenças entre uma resenha comum e uma resenha acadêmica. Também foram discutidos os principais tipos de resenha acadêmica — descritiva, crítica e comparativa —, com ênfase na estrutura e nas características de cada uma.

Após essa diferenciação, o minicurso teve como foco a explicar como era o desenvolvimento da escríta de uma resenha crítica. Ali, os petianos que estavam a frente do encontro, explicaram como poderiam escrever, quais conectores usar entre parágrafos, que elementos deveriam estar presentes numa resenha, como expressar sua opinião de forma crítica dentro de um texto e muito mais.

A partir disso, os participantes aprenderam como estruturar uma resenha, quais elementos são indispensáveis e como desenvolver uma análise crítica. Para tornar o conteúdo mais concreto, foi realizada a leitura de uma resenha de exemplo, na qual os alunos puderam identificar, com o auxílio das petianas, os elementos fundamentais discutidos.

No segundo dia, os alunos foram incentivados a levar resenhas de sua autoria, que seriam corrigidas e comentadas coletivamente, promovendo um espaço de troca e aprendizado prático.  O encontro foi finalizado com a apresentação de uma resenha acadêmica modelo, servindo como referência para futuras produções.