Retrospectiva 2021: reveja os fatos mais marcantes dos últimos 12 meses na UNIFAL-MG
Mais um ano de muitos desafios chega ao fim. Olhando para trás, é possível reconhecer, mais uma vez, que a UNIFAL-MG não mediu esforços para manter a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, mesmo enfrentando o segundo ano de pandemia da covid-19.
Todas as ações empreendidas no decorrer de 2021 foram notícia aqui no Portal da UNIFAL-MG e nos demais canais de comunicação oficiais da Universidade.
Ao longo do ano, foram realizadas mais de 1.000 publicações de conteúdos no Portal, como matérias de destaque, notícias sobre livros publicados, eventos promovidos pela comunidade universitária, podcasts, entrevistas, artigos, participação de pesquisadores na mídia, boletins da situação epidêmica em Minas Gerais e na região sul-mineira e oportunidades como editais de concursos e processos seletivos. Somente na página principal, foram cerca de 200 notícias destacadas.
Para relembrar alguns momentos desses destaques, confira a seguir a retrospectiva do ano.
Clique nos meses para conferir alguns destaques das realizações do ano de 2021/1
No primeiro mês de 2021, em meio à pandemia de covid-19, a UNIFAL-MG iniciou o ano com grandes conquistas, entre elas, a obtenção das primeiras patentes junto ao INPI e a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. Janeiro também foi o mês da primeira formatura do ano com a graduação de profissionais de Administração Pública, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Medicina, Nutrição e Pedagogia. Veja essas e outras notícias do mês:
No mês de fevereiro de 2021, a UNIFAL-MG, ciente do aumento dos casos de covid-19, manteve as aulas teóricas em formato remoto. Ainda assim, a Universidade continuou em plena atividade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas ações administrativas. Um dos destaques do mês foi a iniciativa do projeto “Vacinas: fatos, mitos e verdades”, da Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia (LAAI), promovendo o importante trabalho de divulgação científica na comunidade. E para contribuir com a manutenção dos estudos dos estudantes e professores, a Universidade disponibilizou acesso a mais de 19 mil títulos bibliográficos por meio da Biblioteca Virtual da Pearson e a Minha Biblioteca. No mesmo mês, a Instituição passa a oferecer especialização em Educação para Sustentabilidade em parceria com a ONG Gaia Education. Fevereiro também foi marcado pela estreia da editoria “Autores UNIFAL-MG”, criada para divulgar os livros publicados por membros da comunidade universitária. Confira outros destaques do mês:
Março foi marcado por um aumento de casos de covid-19 no Brasil e, por isso, o Governo de Minas Gerais decretou “onda roxa” com a ampliação de medidas sanitárias para frear o avanço da pandemia. E nesse período, a UNIFAL-MG continuou em atividade e obteve conquistas importantes como a 1ª colocação em ranking de transparência ativa das instituições públicas federais criado pela Controladoria Geral da União, posição que a Universidade mantém até hoje. Março foi destaque também pelo Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), evento organizado pela UNIFAL-MG e pela UFMG, em parceria com outras universidades. E no mês do Dia Internacional da Mulher, com engajamento de docentes da UNIFAL-MG, a cidade de Poços de Caldas ganha um núcleo da organização internacional 500 Women Scientists. No campo da sustentabilidade, o campus Varginha implantou o projeto “Cultivando Sistemas Regenerativos Urbanos da UNIFAL-MG” (SRU Varginha) com a proposta de criação de um espaço transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão. Relembre essas e outras notícias:
Abril é o mês de aniversário da UNIFAL-MG! Em 2021, a instituição completou 107 anos e se reinventou para enfrentar a crise sanitária e humanitária causada pela pandemia. E nesse contexto, os projetos da Universidade participaram atividades de ações para melhor a qualidade vida da comunidade, entre eles, o projeto “Tic Tac: Banco de Tempo Alfenas”, criado pelo time Enactus UNIFAL-MG, com a proposta de incentivar serviços com pagamento feito por moedas de tempo e economia solidária. Ainda em abril, a UNIFAL-MG lançou, oficialmente, o projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do sul de Minas Gerais”, uma pesquisa inovadora que propõe investigar a identidade da região sul de Minas. O mês também foi de comemorar os excelentes índices de qualidade da UNIFAL-MG com a divulgação do Índice Geral de Cursos 2019, do Inep, o que coloca a universidade entre as melhores do país e em destaque entre as instituições de ensino superior de Minas Gerais. Confira essas e outras notícias:
As publicações do mês de maio apresentaram pesquisas, campanhas e novidades de interesse coletivo, como a retomada do atendimento da Farmácia Universitária em Alfenas, após o espaço passar por alteração para um layout mais acolhedor e concretizar a dispensação de medicamentos do componente básico à população do município; a atuação de projetos da UNIFAL-MG na arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e a evolução da presença da UNIFAL-MG na mídia da região, saltando de 50 aparições, em 2019, para 177 conteúdos em 2020. Confira:
A divulgação de resultados das ações de universidades públicas em 2020, as quais beneficiaram mais de 85 milhões de pessoas, segundo pesquisa do Cogecom/Andifes, e o reconhecimento da professora Magali Benjamim de Araújo na Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil trouxeram orgulho e marcaram o mês de junho de 2021. Nesse mês, a UNIFAL-MG também repercutiu os procedimentos para retomada das atividades presenciais e os atendimentos na Clínica de Fisioterapia para pacientes pós-covid. Confira:
Clique nos meses para conferir alguns destaques das realizações do ano de 2021/2
Mais de 850 novos profissionais formados pela UNIFAL-MG em plena pandemia, 342 ações de extensão desenvolvidas e 663 artigos científicos publicados. Esses são alguns dos resultados disponíveis no Relato Integrado, que virou matéria de destaque em julho e possibilitou uma série de reportagens e entrevistas sobre Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Prioritária e Infraestrutura. Além disso, o mês de julho apresentou projetos da UNIFAL-MG que divulgam ciência de forma acessível, a exemplo do projeto “Tekokuaba” e “A Voz da Ciência”. Confira:
Em agosto, a série de reportagens sobre o Relato Integrado foi encerrada com a publicação sobre os projetos de melhorias para os espaços universitários. Além disso, também foi destaque a abertura de inscrições para o SiSU e a seleção de voluntários para estudo odontológico sobre tratamento de recessão gengival.
Outras pautas publicadas foram em homenagem aos profissionais da educação e o retorno dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia para aulas práticas presenciais, ampliando o atendimento em saúde prestado pela UNIFAL-MG à população. Confira:
No mês de setembro, o projeto da UNIFAL-MG “Horta Terapia Comunitária” beneficiou cerca de 30 famílias do município de Alfenas e integrou comunidade acadêmica e externa com atividades de cultivo de hortaliças, plantas medicinais e árvores. No âmbito científico, destacamos a ferramenta desenvolvida no Centro de Inteligência Artificial da UNIFAL-MG que apresentou elevada capacidade de identificar melanoma em estágio inicial, a pesquisa foi premiada pela Sociedade Brasileira de Computação. A Universidade também realizou a inauguração do Auditório da Clínica de Especialidades Médicas (CEM), das Usinas Fotovoltaicas, instaladas no campus Varginha e na sede, e do lançamento da Pedra Fundamental da nova Clínica de Odontologia, a ser construída na Unidade Santa Clara.
Outro destaque na área da saúde foi a intensificação de dispensação de fitoterápicos à população de Alfenas por parte da Farmácia Universitária em parceria com a prefeitura, possibilitando distribuição gratuita dos medicamentos pelo SUS.
A comunidade universitária passou a contar com o “Jornal UNIFAL-MG, uma nova página web vinculada ao Portal da UNIFAL-MG, que organizou todo o conteúdo noticioso produzido e divulgado pela equipe de comunicação da Universidade.
Veja outros destaques do mês:
O retorno gradual das atividades presenciais na UNIFAL-MG avançou à medida que o cenário epidêmico se mostrou favorável diante da vacinação contra a covid-19, para contribuir com a retomada segura a UNIFAL-MG ofereceu um curso de biossegurança com orientações para o retorno seguro das atividades presenciais. Outra notícia boa foi o destaque de pesquisadores da Universidade entre os 10 mil cientistas de maior produtividade da América Latina, 18 docentes integram o Latin America Top 10.000 Scientists, da AD Scientific Index. No mês dos professores, os docentes e universitários da nossa universidade desenvolveram o programa de extensão “Agricultura Urbana e Meio Ambiente” a fim de resgatar a convivência saudável e harmônica nos espaços urbanos. O programa realizou projetos em escolas de Varginha.
E já visando projetos para o próximo ano, a UNIFAL-MG foi selecionada para o Projeto Rondon 2022 e vai atuar na “Operação Rondon das Gerais” que será realizada em janeiro no norte de Minas Gerais.
Confira outros acontecimentos do mês:
O mês de novembro iniciou com muitas estrelas conquistadas pela UNIFAL-MG. Tivemos 25 cursos estrelados no “Guia da Faculdade” 2021 do Jornal Estadão, o ranking apontou 88% dos cursos da Universidade como excelentes ou muito bons. Com visibilidade internacional, o projeto “Museus das Rexistências” da UNIFAL-MG se destacou ao integrar a programação do Glasgow Science Centre, na Conferência das Nações Unidas (COP26). Nesse mesmo mês foi realizado o 7º Simpósio Integrado com o tema Transversalidade, Ciência e Afeto, que contou com 519 submissões de trabalhos e mais de mil inscrições de ouvintes.
Além das estrelas, a Universidade também recebeu premiações: os acadêmicos do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG foram finalistas em concurso na área de Ciência de Dados. O mês de novembro também deixou as portas abertas para um 2022 cheio de atividades com o projeto “Festival Mais Ciência, Por Favor!”, aprovado pelo Instituto Alcoa e previsão de competições científicas em escolas da região.
Relembre alguns acontecimentos do mês:
O mês de dezembro foi marcado por muitas conquistas e comemorações. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFAL-MG comemorou os seus 10 anos de existência e apoio ao desenvolvimento e à consolidação de empreendimentos econômicos solidários. Outro acontecimento importante foi a premiação da Receita Federal ao discente da Universidade pela atuação no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), o estudante recebeu o prêmio de aluno destaque.
Para agregar mais uma comemoração para a lista de fim de ano, a Universidade avançou no ranking internacional “Ranking UI GreenMetric 2021” sobre sustentabilidade e ficou na 19ª posição entre as instituições do Brasil. Além das comemorações, a sétima edição do Simpósio Integrado da UNIFAL-MG reuniu pesquisa pesquisadores e comunidade externa em debates e exposições on-line sobre ciência, educação e artes. Desses trabalhos, 47 receberam menção honrosa.
No âmbito institucional, houve a divulgação do resultado final da composição da listra tríplice para a nomeação da reitoria da UNIFAL-MG. A lista de indicados ao cargo de dirigente máximo da Universidade é composta pelo Prof. Sandro Amadeu Cerveira, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira e Prof. Romeu Adriano da Silva.
Para fechar bem o ano, duas propostas de fomento à inovação e empreendedorismo da UNIFAL-MG foram aprovadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Juntos, os projetos elaborados pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da Universidade receberão mais de R$ 620 mil em investimentos.
Relembre algumas notícias divulgadas no período: